sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dúvidas Frequentes sobre a anemia falciforme


 

I - A anemia falciforme é causada pela má alimentação?
Não, a anemia falciforme é uma doença genética, ou seja, ela é herdada dos pais. A alteração genética que determina a anemia é decorrente de uma mutação dos genes (estrutura intra-celular responsável pelas características hereditárias) ocorrida há milhares de anos, predominantemente no Continente Africano.

II - Na anemia falciforme as hemácias (glóbulos vermelhos) transportam oxigênio normalmente pelo corpo?
Não, pois os glóbulos vermelhos, diante de certas condições (tempo frio, infecções, períodos pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez, desidratação, etc.) alteram sua forma(discóide) e se tornam parecidos com um foice, daí o nome Falciforme. Os glóbulos deformados, rígidos e endurecidos se agregam e dificultam a circulação do sangue, conseqüentemente o transporte de oxigênio para os tecidos, provocando dor e dano ao tecido circunvizinho. 

III- As pessoas com anemia falciforme têm hemácias (glóbulos vermelhos) diferentes?
Sim, as hemácias (glóbulos vermelhos) das pessoas que tem essa doença são parecidos com uma foice, daí o nome Falciforme.

IV - Na anemia falciforme existe contra indicação na ingestão maior de alimentos que contém ferro?
Sim. Porque quando os glóbulos vermelhos se rompem, devido a hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos) liberam ferro de dentro deles. Este ferro fica estocado nos tecidos. Se o paciente recebe muitas transfusões, consome composto ou alimentos que contenham o ferro, com o passar dos anos, o ferro deposita-se no organismo, podendo vir a apresentar problemas no coração, fígado ou desenvolvimento de doenças como o diabetes.

V - O diagnóstico precoce é realizado através de exame de sangue conhecido como hemograma?
Não, o diagnóstico precoce é realizado através do teste do pezinho. A 1ª fase (Fenilcetonúria e Hipotireoidismo) da Triagem Neonatal foi institucionalizada no Sistema Único de Saúde no Brasil, através da Portaria do Ministério da Saúde (MS) de 15 de fevereiro de 1992. Em 6 de junho de 2001, mediante Portaria 822/01 do MS, foi criado o Programa Nacional de Triagem Neonatal, incluindo as hemoglobinopatias na 2ª fase.(Fenilcetonúria, Hipotireoidismo + Doença Falciforme).

VI - Os Pais que apresentam o traço falciforme podem gerar filhos com anemia falciforme?
Sim, a maioria das pessoas recebe de seus pais os genes para hemoglobina normal chamada (A). Como recebe genes maternos e paternos, normalmente são (AA), já a pessoa que tem a anemia falciforme recebe dos pais genes para uma hemoglobina anormal, conhecida como S. É importante saber que quando duas pessoas portadoras do traço falciforme resolvem ter filhos, para cada gestação, há possibilidade de uma para quatro de a criança nascer com a anemia falciforme, ou seja, 25%.

VII - A ingestão de bastante líquido ajuda as pessoas que tem a anemia falciforme?
Sim, a ingestão de bastante líquido, em média três litros ao dia, faz com que o sangue torna-se o sangue menos viscoso, diminuindo a possibilidade de formação de trombos, conseqüentemente a obstrução de vasos sanguineos.

VIII – O sintoma mais freqüente da anemia falciforme são as crises de dor, localizadas nas articulações, músculos, etc.?
Sim, elas ocorrem devido a vaso-oclusão (obstrução dos pequenos vasos sanguíneos) com redução do fluxo de oxigênio para os tecidos e órgãos, podendo ocorrer varias vezes no ano, com duração variável. Em crianças, até 3 anos de idade, acomete as articulações das mãos e dos pés, conhecida como (síndrome da mão e pé - Dactilia), inchaço muito doloroso, devido a inflamação dos tecidos moles que envolvem essas articulações. Vale ressaltar que em adultos as crises dolorosas são tão intensas, que chegam a ser tratadas com morfina. Existem outros tratamentos realizados a nível hospitalar: transfusão de sangue, hidratações venosas, antibioticoterapias (tratamento a base de antibiótico), analgesias, exsanguíneotransfusão (trocas de sangue), entre outros.

IX – A anemia falciforme é uma doença genética, isto é, herdada dos pais?
Sim, a criança herda um gene para hemoglobina S do pai e outra da mãe, ou seja, é necessário que cada um dos pais tenha pelo menos um gene falciforme.

X – A anemia falciforme é uma doença bastante comum em afro-descendentes?
Sim, Por ser uma doença originária da África é reconhecida por muitos como "doença de negro".
Vale ressaltar que segundo alguns pesquisadores a mutação dos genes que determina a Anemia Falciforme está associada a uma resposta do organismo à agressão sobre as hemácias (glóbulos vermelhos) pelo Plasmodiun Falciparun, agente etiológico (agente que causa a doença) da malária. Hipótese que é sustentada no argumento de que milenarmente, nessas regiões é alta a prevalência de malária e o fato dos portadores do traço falciforme terem adquirido imunidade à malária.
Nas regiões da África, onde estas mutações ocorreram, o gene HbS (Hemoglobina S), gene que determina o traço falciforme quando sozinho, e a Anemia Falciforme quando em dupla (Hemoglobina SS) pode ser encontrada na população geral em uma proporção que varia de 30% a 40%. Este fenômeno de mutação dos genes HbS também aconteceu na Península Árabe, no Norte da Grécia e no centro da Índia.
Com o escravismo na América e recentes processos de emigração da África, foi difundido o gene desta doença para todos os continentes, constituindo na atualidade, a doença de predomínio no Brasil e no mundo, conforme Kikuchi (1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário