sexta-feira, 20 de maio de 2011

Release Conceitual "Anemia Falciforme"

Anemia Falciforme (Release Conceitual)
Sonia Dias de Paiva
HISTÓRICO DA ANEMIA FALCIFORME

A alteração genética que determina a Doença Falciforme é decorrente de uma mutação dos genes (estrutura intra-celular responsável pelas características hereditárias familiar) ocorrida há milhares de anos, predominantemente no Continente Africano.

No Brasil, a miscigenação existe há mais de cinco séculos, de forma que o gene pode ser encontrado diluído na população geral de todos os Estados Brasileiros.  

O QUE É ANEMIA FALCIFORME?
Doença hereditária em que os glóbulos vermelhos diante de certas condições alteram sua forma discóide e se tornam parecidos com um foice, daí o nome Falciforme. Isso ocorre porque as pessoas com Anemia Falciforme recebem de seus pais gens para hemoglobina (S),como recebem uma parte do pai e outra da mãe, passam a ter hemoglobina (SS).
Os glóbulos vermelhos com hemoglobina (SS) são rígidos e endurecidos, por isso se agregam e dificultam a circulação do sangue, conseqüentemente o transporte de oxigênio para os tecidos, provocando dor e dano ao mesmo
 CRISE DE DOR
É o sintoma mais freqüente da doença, localizada nos ossos, músculos, articulações, no tórax, no abdômem, podendo atingir qualquer local do corpo, inclusive a cabeça.
A crise ocorre devido a vaso-oclusão(obstrução dos pequenos vasos sanguíneo) com redução do fluxo de oxigênio para os tecidos e órgãos, podendo ocorrer varias vezes no ano, com duração variável.
EXISTE CURA PARA A DOENÇA FALCIFORME ?
Não, já que é uma doença hereditária. Mas existe um controle que é realizado pelos hemocentros, espalhados pelo Brasil.
Geralmente é recomendado a esses pacientes o uso do ácido fólico, vitamina importante na formação das hemácias, que são produzidas para tentar compensar a anemia.
Outra recomendação médica, muito importante, é a ingestão de bastante líquido, em média três litros ao dia, visto que o mesmo torna o sangue menos viscoso, diminuindo a possibilidade de formação de trombos, conseqüentemente a obstrução de vasos sanguineos.
PORQUE NÃO SE  DEVE TOMAR REMÉDIOS QUE CONTENHAM FERRO ?
               Porque quando os glóbulos vermelhos se rompem, liberam ferro de dentro deles. Este ferro é estocado nos tecidos e pode levar a uma reação tipo “cicatriz”. Se o paciente recebe muitas transfusões ou toma compostos que contenham o ferro, com o passar dos anos, o ferro deposita-se no organismo, podendo vir a apresentar problemas no coração, fígado ou desenvolvimento de doenças como odiabetes.
COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO?
Dieta equilibrada, devido à destruição rápida dos glóbulos vermelhos; os alimentos devem conter proteínas, sais minerais, vitaminas e calorias para ajudar na formação de novas células.
CRIANÇAS PODEM FREQUENTAR A ESCOLA NORMALMENTE?
Sim. As crianças não são diferentes em relação ás outras crianças quanto á inteligência. Devem se estimuladas para o estudo.
Quanto ás atividades de educação física, estas só poderão ser liberadas após avaliação do seu médico hematologista. Os professores devem ser orientados quanto ao clínico e ás complicações da Doença Falciforme.

Referência Bibliográfica
KIKUCHI, Berenice Assumpção. ANEMIA FALCIFORME: Manual para agentes de educação e saúde. São Paulo: Health, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário